ESCOLAR

MENSAGEM

Vencendo desafios...

Existe um momento em nossa vida que nós precisamos provar para nós mesmos que somos capazes. É a hora em que trabalhamos para nosso Ego. Fazemos e realizamos sozinhos. O egoísmo prevalece.

Existe outro momento, mais à frente, em que trabalhamos junto com as pessoas e realizamos coisas em equipe. É a hora em que começamos a crescer e a entender que não vivemos só. Existe uma etapa em que descobrimos um novo desafio que é fazermos as coisas através das pessoas, usando seus cérebros e permitindo a eles a utilização da lei Universal do aprendizado - que errem, mas que façam... Cuidando apenas para que as pessoas saibam administrar suas vaidades - elas são necessárias, mas na dose certa - e seus desejos. Jamais os limitando e sempre os incentivando. Jamais os policiando, mas sempre "decidindo" junto.
Finalmente existe uma fase em nossa vida em que treinamos as pessoas para que elas cheguem à terceira fase. A fase mais gratificante. Fazer através dos outros é infinitamente mais complicado e difícil. Mas, sem dúvida, mais gratificante. As vaidades afloram, os conflitos são mais presentes, e os Egos mais complicados, pois o poder é inebriante.

Saber administrá-lo é o grande segredo.

Aqui temos o começo da receita de vencermos um grande desafio! O segredo é fazer com respeito e amor, nunca se esquecendo de dividir os resultados com quem faz.

Os conhecedores, os preparados nem sempre conseguem e muitas vezes são superados pelos intuitivos.

Não sejamos nós os únicos a acreditar no impossível - ferramenta dos incompetentes.

Beijo no coração!!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto: Uso do blog como ferramenta de aprendizagem


 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB       
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS 
CAMPUS DE JEQUIÉ
PROGRAMA : Formação de Professores
CURSO: Licenciatura em Computação         SEMESTRE: 2011.2
DISCIPLINA: Pesquisa e Prática Docente em Informática
PROFESSOR: Rodrigo Santos de Queiroz
ALUNA: Maria  Denize Bezerra dos Santos



PROJETO DE INTERVENÇÃO




SITUAÇÃO PROBLEMA:

 Como utilizar o blog como objeto de aprendizagem no ensino de Sociologia?



PALAVRAS-CHAVE:                                                                                                  
Blog - objeto de aprendizagem - Sociologia.


OBJETIVO GERAL:
Valorizar o desenvolvimento de ações educativas e interativas através do uso de tecnologias atuais, visando a autonomia, a superação da timidez, o desenvolvimento do senso crítico, as manifestações sociais e a melhoria da comunicação escrita e verbal.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes.
·         Desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão na Sociologia,
·         Socializar com a turma, as idéias principais, ou o conhecimento construído a partir da leitura realizada.
·         Utilizar TI – Fórum (comentários)  para emitir juízo crítico sobre o conteúdo (tema) estudado.
·         Mediar a construção coletiva do conhecimento numa perspectiva de autonomia.
·         Sistematizar e esquematizar conteúdo trabalhado.
·         Realizar escrita colaborativa -  comentários


JUSTIFICATIVA:

Estamos vivendo uma época de mudanças conceituais muito grandese e de novas aprendizagens; passamos a conviver com a possibilidade de interatividade virtual em casa, na escola, no trabalho... 
Considerando que adolescentes e jovens amam essas mudanças e utilizam várias redes de relacionamentos, tais como orkut, msn, facebook, entre outras; torna-se interessante e atrativo o uso do blog para realização de pesquisas, produções textuais, compartilhamento de idéias, imagens, vivências e novos conhecimentos; proporcionando aprendizagem significativa e interessante, principalmente pela utilização de uma tecnologia (atual) de informação e de comunicação inovadora que facilita a interação colaborativa,  propicia uma discussão  aberta, cada um de modo individual ou coletivo, que atende aos interesses dos alunos.  
A internet pela facilidade de acesso, baixo custo e a liberdade de expressão, tem
 provocado verdadeira revolução teórica, de construção de pensamentos e conhecimentos, de transformação de hábitos e valores, de mudança de postura educacional.



O vídeo abaixo apresenta algumas vantagens do uso do blog em sala de aula.




 .
PÚBLICO ALVO:

Alunos do Ensino Médio.        

METODOLOGIA:                                                                      A Aprendizagem Online.

Exposição da proposta de utilização de Blog como ferramenta de aprendizagem, a seguir, será feita a apresentação do blog, bem como sua forma de organização e desenvolvimento nas atividades do cotidiano escolar. Compartilhar o endereço eletrônico, comentar a atividade proposta e postada no blog apresentado. Combinar com os alunos os critérios a serem observados nos comentários (conteúdos) a serem postados.
Realizar com bom senso, análise das comunicações (postagens) feitas entre alunos-alunos e alunos-professor e emitir juízo sobre as mesmas.


PERCURSO METODOLÓGICO:

1.    Elaboração do projeto.
2.    Postar conteúdo a ser pesquisado, em blog específico.
3.    Informação aos alunos sobre a postagem e o endereço eletrônico a ser acessado.
4.    Utilizando às máquinas (computadores) e internet, acessar o blog proposto.
5.    Visita ao blog e leitura do conteúdo indicado (à priori).
6.    Discutir de forma interativa o conteúdo postado.
7.    Destacar elementos principais que facilitem a compreensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse!
Este espaço é seu!

UMA LIÇÃO DE VIDA

Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seatle (também chamadas de Paraolimpíadas), nove participantes, cada um deles com deficiência física ou mental, alinharam-se para a corrida dos cem metros rasos.
Ao ser dado o sinal, todos partiram, exceto um garoto, que tropeçou no piso, caiu rolando e começou a chorar.
Os outros oito corredores ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Viram o garoto no chão e pararam de correr. E então, por mais que cada um desejasse vencer a prova, todos voltaram até a linha de partida. Todos eles!
Uma das meninas (com Síndrome de Down) ajoelhou-se, deu um beijo no menino e disse: “Pronto, agora vai sarar”.
E todos os nove competidores deram as mãos e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro se levantou. Não havia ali um único par de olhos secos. E os aplausos duraram longos minutos.
As pessoas que estavam ali repetem, até hoje, essa história. Por quê? Porque lá no fundo sabemos que o que importa nessa vida, mais do que ganhar sozinhos, é ajudar o irmão a vencer também, mesmo que isso signifique diminuir o ritmo e mudar de direção.
Que cada um de nós possa ser capaz de ir mais devagar ou fazer um desvio para ajudar alguém que, em algum momento de sua vida, tropeçou e agora precisa de nossa ajuda para continuar!

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 19.19

Fonte: www.pregador.com.br