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MENSAGEM

Vencendo desafios...

Existe um momento em nossa vida que nós precisamos provar para nós mesmos que somos capazes. É a hora em que trabalhamos para nosso Ego. Fazemos e realizamos sozinhos. O egoísmo prevalece.

Existe outro momento, mais à frente, em que trabalhamos junto com as pessoas e realizamos coisas em equipe. É a hora em que começamos a crescer e a entender que não vivemos só. Existe uma etapa em que descobrimos um novo desafio que é fazermos as coisas através das pessoas, usando seus cérebros e permitindo a eles a utilização da lei Universal do aprendizado - que errem, mas que façam... Cuidando apenas para que as pessoas saibam administrar suas vaidades - elas são necessárias, mas na dose certa - e seus desejos. Jamais os limitando e sempre os incentivando. Jamais os policiando, mas sempre "decidindo" junto.
Finalmente existe uma fase em nossa vida em que treinamos as pessoas para que elas cheguem à terceira fase. A fase mais gratificante. Fazer através dos outros é infinitamente mais complicado e difícil. Mas, sem dúvida, mais gratificante. As vaidades afloram, os conflitos são mais presentes, e os Egos mais complicados, pois o poder é inebriante.

Saber administrá-lo é o grande segredo.

Aqui temos o começo da receita de vencermos um grande desafio! O segredo é fazer com respeito e amor, nunca se esquecendo de dividir os resultados com quem faz.

Os conhecedores, os preparados nem sempre conseguem e muitas vezes são superados pelos intuitivos.

Não sejamos nós os únicos a acreditar no impossível - ferramenta dos incompetentes.

Beijo no coração!!!

domingo, 20 de novembro de 2011

EXERCÍCIO RESPONDIDO  - 8º ANO/7ª SÉRIE


COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA   DATA: __________IV UNIDADE
 DISCIPLINA:Cidadania      PROFª:  Denize    ASSUNTO: Estatuto do Idoso
ALUNO (A): __________________________SÉRIE: ______  TURMA: ____

     ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1-    Quando foi criado o Estatuto do Idoso?
R -  Em 1º de outubro de 2003.

2-    Qual a finalidade do Estatuto do Idoso?
R - Regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

3-    Quais os direitos assegurados pelo Estatuto aos idosos?
R - Todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

4-    Cuidar do idoso é obrigação de quem?
R - Da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público.

5-    Pela lei 10.741, em que, os idosos tem prioridade?
R- A efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

6-    O que é assegurado no artigo 4º, das Disposições Preliminares do  Estatuto do Idoso?
R - Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

7-    Quem deve velar pelos direitos dos idosos e onde consta isso?
R - Todos. Consta no estatuto do idoso 1o § (parágrafo).

8-    Conforme o artigo 6º, do Título I do Estatuto do Idoso, o que é dever de todo cidadão?
R - Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente com qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso que tenha testemunhado ou que tenha conhecimento.

9-    Envelhecer é um direito de todo indivíduo e a proteção ao idoso é que tipo de direito?
R – Direito social.

10- Quem deve proteger a vida e a saúde da pessoa idosa?
Através de que?
R – A proteção de vida e saúde para pessoas idosas é uma obrigação do Estado,  através da efetivação de políticas sociais públicas.

11- O direito à liberdade compreende alguns aspectos. Quais são os principais (relacionados no Estatuto)?
R -   § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:
I – faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
        II – opinião e expressão;
        III – crença e culto religioso;
        IV – prática de esportes e de diversões;
        V – participação na vida familiar e comunitária;
        VI – participação na vida política, na forma da lei;
        VII – faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

12- Em que consiste o direito ao respeito?
R - O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.

13- É dever de todos zelar pela dignidade do idoso. Como podemos fazer isso?
R - É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

14- Quando um idoso está internado ou em observação, que direito lhe é assegurado?
R – Tem direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

15- O que é considerado violência contra o idoso?
R - Considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

16- O que diz o Capítulo V, no artigo 20?
R - O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

17- Que tipo de conteúdo deve ser incluído nos cursos especiais para idoso? E com qual objetivo?
R – Conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, com o objetivo de facilitar sua integração à vida moderna.

18- Quanto à educação, quando o idoso tem direito a 50% de desconto?
R - Nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

19- Quando um idoso é admitido para trabalho ou emprego, o que fica proibido?
R - Discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos

20- Em caso de concurso público qual o primeiro critério para desempate?
R - A idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada

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UMA LIÇÃO DE VIDA

Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seatle (também chamadas de Paraolimpíadas), nove participantes, cada um deles com deficiência física ou mental, alinharam-se para a corrida dos cem metros rasos.
Ao ser dado o sinal, todos partiram, exceto um garoto, que tropeçou no piso, caiu rolando e começou a chorar.
Os outros oito corredores ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Viram o garoto no chão e pararam de correr. E então, por mais que cada um desejasse vencer a prova, todos voltaram até a linha de partida. Todos eles!
Uma das meninas (com Síndrome de Down) ajoelhou-se, deu um beijo no menino e disse: “Pronto, agora vai sarar”.
E todos os nove competidores deram as mãos e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro se levantou. Não havia ali um único par de olhos secos. E os aplausos duraram longos minutos.
As pessoas que estavam ali repetem, até hoje, essa história. Por quê? Porque lá no fundo sabemos que o que importa nessa vida, mais do que ganhar sozinhos, é ajudar o irmão a vencer também, mesmo que isso signifique diminuir o ritmo e mudar de direção.
Que cada um de nós possa ser capaz de ir mais devagar ou fazer um desvio para ajudar alguém que, em algum momento de sua vida, tropeçou e agora precisa de nossa ajuda para continuar!

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 19.19

Fonte: www.pregador.com.br