ESCOLAR

MENSAGEM

Vencendo desafios...

Existe um momento em nossa vida que nós precisamos provar para nós mesmos que somos capazes. É a hora em que trabalhamos para nosso Ego. Fazemos e realizamos sozinhos. O egoísmo prevalece.

Existe outro momento, mais à frente, em que trabalhamos junto com as pessoas e realizamos coisas em equipe. É a hora em que começamos a crescer e a entender que não vivemos só. Existe uma etapa em que descobrimos um novo desafio que é fazermos as coisas através das pessoas, usando seus cérebros e permitindo a eles a utilização da lei Universal do aprendizado - que errem, mas que façam... Cuidando apenas para que as pessoas saibam administrar suas vaidades - elas são necessárias, mas na dose certa - e seus desejos. Jamais os limitando e sempre os incentivando. Jamais os policiando, mas sempre "decidindo" junto.
Finalmente existe uma fase em nossa vida em que treinamos as pessoas para que elas cheguem à terceira fase. A fase mais gratificante. Fazer através dos outros é infinitamente mais complicado e difícil. Mas, sem dúvida, mais gratificante. As vaidades afloram, os conflitos são mais presentes, e os Egos mais complicados, pois o poder é inebriante.

Saber administrá-lo é o grande segredo.

Aqui temos o começo da receita de vencermos um grande desafio! O segredo é fazer com respeito e amor, nunca se esquecendo de dividir os resultados com quem faz.

Os conhecedores, os preparados nem sempre conseguem e muitas vezes são superados pelos intuitivos.

Não sejamos nós os únicos a acreditar no impossível - ferramenta dos incompetentes.

Beijo no coração!!!

domingo, 20 de novembro de 2011

EXERCÍCIO RESPONDIDO DO ENSINO MÉDIO (2º B e Técnico, 3º Ano e EJA VI)




COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA   DATA: ______IV UNIDADE
 DISCIPLINA: Sociologia  PROFESSORA: Denize   ASSUNTO: Violência Social
ALUNO (A): _______________________SÉRIE: ______  TURMA: ______


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1-    A violência no Brasil é cada vez maior. O que poderá mudar essa realidade?
A que tempo?
  R- Somente um novo pacto institucional e pessoal poderá mudar essa realidade.
       a longo prazo,. 

2-    De que forma a população se protege contra a violência? Essas medidas
evitam o crescimento da mesma?
R - Investindo recursos próprios - adquirindo equipamentos, sistemas, alarmes, fazendo treinamento preventivo para criar mecanismos que tornem sua vida mais segura.
Não, ainda assim a criminalidade continua crescendo.

3-     Em que área da sociedade, a violência acontece?
R - Ocorre em todos os setores sociais e se reproduz em quase todos os ambientes e segmentos.

4-    Alguns policiais se envolvem em ações ilegais. O que poderia preservar a legalidade?
R -, Uma consciência cívica e um nível de treinamento técnico e profissionalização provida pelo Estado.

5-    Como se encontra a família nos dias atuais? Quais as conseqüências dessa situação?
R – A família está numa desagregação marcante, e  incapaz  de  estabelecer limites                                                    comportamentais que promovam a pacífica convivência social. 
A consequência mais visível dessa situação é o aumento exponencial da delinquência           juvenil, que tem apresentado níveis sem precedentes porque se manifesta com agressividade e, geralmente, consumo de drogas.

6-    Como está a ética social?
R - A ética está em grave crise. A carência de princípios humanitários e solidários é marcante.

7-    Quais as categorias sociais mais vulneráveis à violência?
R - Pobres, idosos, crianças e mulheres.

8-    Quais os tipos de crimes presentes na sociedade brasileira?
R- Crimes banais, passionais e ações criminosas organizadas de forma "empresarial"  (quadrilhas organizadas).
9-    Quem e com que, paga o sistema carcerário brasileiro?
R – A população. Com seus impostos.

10  - Cite algumas categorias de criminosos de colarinho branco.
R – O jogo do bicho (originada no Rio de Janeiro no séc. XIX), os Comandos ( O Primeiro Comando da Capital – de São Paulo, Comando Vermelho e Terceiro Comando - que é do Rio de Janeiro) e as Milícias (formadas por policiais e ex-policiais civis e militares, bombeiros, vigilantes, agentes penitenciários e outros).

Observação: A Máfia de Colarinho Branco é uma designação geral dada a várias quadrilhas formadas por autoridades legais, sem que necessariamente tenham ligação entre si. Geralmente incorrem em crime de tráfico de influência e lavagem de dinheiro

11  - A população torna-se refém da ação de criminosos, e, por medo e cooptação dão a eles direito. O que é cooptação?
R - A cooptação é um sistema de organização pela qual uma associação qualquer de pessoas nomeia internamente os seus próprios membros, sem dependência de critérios externos.

12  - A violência social é um problema atual? Como ela se propaga?
R – Não. De forma rápida e silenciosa; seja em um desvio de dinheiro ou uma demonstração de preconceito para com o próximo, etc.

13  - Dê exemplo de situações, nas quais a violência se manifesta.
R - Ela está presente no campo na forma de sofrimento vivido pelos sem terra que lutam por terras improdutivas e debaixo de suas lonas furadas sonham com uma vida melhor; está nos hospitais públicos principalmente com suas precariedades, causando medo ao invés de alívio; está nos semblantes de nossos semelhantes que, debaixo das pontes, dividem espaço e comida com os ratos; está sob as palafitas, embalando crianças e velhos, transformando suas noites em longos pesadelos; está nos contracheques dos assalariados que fazem malabarismos com suas poucas cédulas de cinqüenta reais; está na segurança pública, que sem oferecer ideais condições de trabalho, transforma alguns de seus integrantes em cúmplices do crime ou até, em verdadeiros marginais.

14  - Quando as pessoas dão lugar a revolta e permitem que a mesma cresça dentro de si, o que ela faz com as  pessoas revoltadas?
R - Transforma-as em pessoas amarguradas e inseguras, torna-as vítimas desta faminta e cruel violência social, aumentando as estatísticas de depressão, suicídios, assassinatos, assaltos, entre outras aberrações.

15  - Quem é o culpado pela violência social? Justifique.
R – O culpado é o homem. Foi o homem que inventou as armas, o dinheiro, a política e, mesmo possuindo vasta inteligência, demonstrou ser incapaz de controlar suas ambições, seu desejo pelo poder, a cobiça e a inveja. O homem cria guerras para vender armas, inventa doenças para vender remédio, destrói nações, mas, no final de tudo, morre engasgado com o seu próprio ego.

16  - Qual é a forte arma que cada cidadão deve ter contra a violênciaR - A consciência.  Escolhendo representantes políticos que apresentem projetos de governo e,         acompanhemos passo a passo os seus mandatos, exigindo o cumprimento de suas promessas.

17  - Na sociedade como devemos nos armar contra a violência nela presente?
R - Ajudando os mais necessitados, denunciando crimes e injustiças, estudando as nossas leis para daí exigirmos nossos direitos e cumprir nossos deveres, por que só assim, o Brasil vai para frente.

18  - Depois de ter lido todo o texto, como você define violência?
R – É  um comportamento  que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

19  - Qual a diferença entre violência e força?
R - Enquanto que força é energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação           corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

20  - Quando a violência se torna explícita?
R - Quando há ruptura (quebra, descumprimento) de normasmoral ou sociais estabelecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse!
Este espaço é seu!

UMA LIÇÃO DE VIDA

Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seatle (também chamadas de Paraolimpíadas), nove participantes, cada um deles com deficiência física ou mental, alinharam-se para a corrida dos cem metros rasos.
Ao ser dado o sinal, todos partiram, exceto um garoto, que tropeçou no piso, caiu rolando e começou a chorar.
Os outros oito corredores ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Viram o garoto no chão e pararam de correr. E então, por mais que cada um desejasse vencer a prova, todos voltaram até a linha de partida. Todos eles!
Uma das meninas (com Síndrome de Down) ajoelhou-se, deu um beijo no menino e disse: “Pronto, agora vai sarar”.
E todos os nove competidores deram as mãos e andaram juntos até a linha de chegada.
O estádio inteiro se levantou. Não havia ali um único par de olhos secos. E os aplausos duraram longos minutos.
As pessoas que estavam ali repetem, até hoje, essa história. Por quê? Porque lá no fundo sabemos que o que importa nessa vida, mais do que ganhar sozinhos, é ajudar o irmão a vencer também, mesmo que isso signifique diminuir o ritmo e mudar de direção.
Que cada um de nós possa ser capaz de ir mais devagar ou fazer um desvio para ajudar alguém que, em algum momento de sua vida, tropeçou e agora precisa de nossa ajuda para continuar!

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” – Mateus 19.19

Fonte: www.pregador.com.br